sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tarde com o fotógrafo da foto da menina afegana de olhos verdes

Foi ontem, no Centro Cultural Borges. Enquanto o sol se punha na agradável tarde portenha, a multidão de gente bem vestida e cult competia um espacinho para conseguir um autógrafo, uma foto ou um segundo que fosse ao lado do renomado fotógrado da Agência Magnum, o senhor Steven McCurry. Com o  inglês que tenho, logicamente não arrisquei mais que um thank you quando recebi de suas mãos a foto da menina afegã autografada. Simpático e prestativo, trocou algumas frases com o meu namorado, que sentia por ele o excesso de tietagem.

Especializado em Oriente Médio, McCurry ficou conhecido por seus trabalhos publicados na revista Nacional Geografic. E não é só o mérito de captar boas imagens que renderam ao fotógrafo inúmeros fãs ao redor do mundo. Para registrar o conflito no Afeganistão com a Rússia, ele se fez passar por um cidadão local. Para sair do país com as imagens que delataria pela primeira vez a cruel realidade afegã, costurou os rolos de filme em sua vestimenta.

Reconheço que não é o único profissional que arriscou sua vida por uma boa fotografia. Mas o que o caracteriza como um grande fotógrafo é o fato de conseguir transmitir a beleza humana em vértices ainda incompreensíveis a muitos ocidentais.

Não sei se o evento vai para o Brasil. Se for pessoal, não perca a oportunidade de prestigiá-la.


 
  
  
  
Lindas, não?