sexta-feira, 3 de julho de 2009

A moda agora é Twittar, é?

Resisti. E quanto mais resisitia, mais ultrapassada e vencida pelas inovações me sentia. É como aquela velha frase vomitada pelos mais velhos "no meu tempo as coisas não eram assim".

Primeiro veio o ICQ e com ele a minha vida mudou: conheci pessoas de diversos lugares do Brasil e do mundo, e nele fiz muitos amigos. Nessa época também havia o Mirc a as salas de bate-papo, mas estes nunca me chamaram a atenção. Depois veio o MSN, praticamente um substituto do ICQ. Em seguida, a novidade foi o Skype. Recordo com saudades as discusões pelo SkypeCast: literatura, filosofia, merda e afins (e em vários idiomas), pena que acabou.

Com o passar dos anos (ou até meses!) as inovações na comunicação virtual já não eram surpreendentes como foram o ICQ e o MSN...
Chegou o Orkut! Foi um estouro: os momentos de fama conseguindos através de uma foto da sua mãe chapada no churrasco do tio Zezinho, era sucesso garantido! E ele criou tendências: passamos a tirar fotos na frente do espelho fazendo biquinhos, ficamos mais fofoqueiros e dependentes da vida alheia, e quem não tivesse um. estava perdido! Demorei certo tempo para fazer um, mas... acabei cedendo. Vejamos isso com bons olhos: quem vive longe, por exemplo, pode botar fotos de casamento, batismo, nascimento ou divórcio (e porque não?) para os parentes que moram longe verem. Sabe aquela tia que te viu pela última vez quando você tinha 5 anos? Olha que coisa boa: agora ela poderá acompanhar seu décimo piercing pelo Orkut, sem te obrigar a escutar "que espanto esses anéis pendurados!"
Mas a fama do orkut parece dever muito ao Brasil. Em outros países quase ninguém sabe o que significa isso. Fora do planeta Brasil, existe outro meio de exibição ainda mais influente: o Facebook.

Sinceramente, não gosto dele. Como moro em Buenos Aires e já cansei de escutar "nunca ouvi falar no Orkut", decidi me inscrever no Facebook...
Depois dos primos-irmãos Orkut/Facebook nasceram uma porrada de meios similares: Hi5, Sônico....e outros não recordo os nomes. 
Agora, uma nova tsunami surgiu na internet: Twitter.
Não entendo porque as pessoas desejam tanto uma invasão na sua privacidade e expõe coisas que jamais contaria a ninguém "estou cagando" ou "tava bêbada e dei para aquele ridículo" e o mais assombroso é que a galera curte isso.

Imagino o desespero dos analistas, profissão que acho que está com os seus dias contados...Parece que as palavras segredo e descrição são coisas do passado. As informações estão sempre ali, esperando desesperadamente que alguém leia. Não importa se é um comentário bobo, bizarro ou chato. Hoje, todo mundo se anima a falar de qualquer besteira!

Confesso que mais uma vez a minha resistência não bastou. Fraquejei e lá estou eu com o meu Twitter! 
Mas não enxergo essa revolução comunicacional de forma tão avassaladora! Embora sejam parcialmente nocivos, penso nas coisas boas que podemos fazer com essa facilidade: trocar informações relevantes para a melhorar a nossa sociedade. E isso é ótimo!

Isso me faz refletir as dificuldades que existiam na comunicação há poucos anos atrás. Com isso, me tento a imaginar Darwin escrevendo no seu twitter "depois de tanto observar inúmeras espécies, concluo que vence aquele que melhor se adapta ao ambiente". Ou Getúlio Vargas postando no Orkut sobre o seu suicídio "deixo a vida, para entrar na história". Ainda, Robert Hooke expondo no seu Facebook as primeiras imagens de uma célula.

Bem, se estamos carentes de atenção ou solitários na vida, somente as futuras gerações - após uma profunda análise do nosso comportamento, poderão dizer. E quem sabe, as frustrações diante do que fomos serão escancaradamente expostas em uma.........ufa, minha imaginação não dá para tanto!